Curso
Em geral, os dois
primeiros anos são ocupados com disciplinas básicas, como matemática,
estatística, direito, sociologia, contabilidade e informática. No terceiro
começam as matérias específicas, como logística, finanças, marketing e recursos
humanos. O dia a dia do curso não se limita às aulas expositivas.
O estudante cria
e analisa casos fictícios e apresenta seminários. Algumas escolas exigem uma
monografa de conclusão de curso, além do estágio supervisionado. Atenção:
determinados cursos possuem um enfoque específico, caso de Ciências
Imobiliárias, da UFMA; Logística, da Univali; e empreendedorismo da Fainam-SP e
UFPR.
Duração média: quatro anos.
Outros nomes: Ciên. imob.; empreended.; gestão de empr.;
gestão e empreended.; Log.
O que você pode fazer
Administração de Empresas: Cuidar de todas as operações de
uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, mercadológicos,
materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado.
Administração Esportiva: Gerenciar times e equipes, promover
competições e cuidar do marketing esportivo de uma associação. Em órgãos
oficiais, definir políticas para o esporte.
Administração Financeira: Organizar e coordenar as
atividades financeiras de um estabelecimento, lidando com patrimônio, capital de
giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.
Administração Hoteleira: Gerenciar hotéis, pousadas e
parques temáticos. Supervisionar o funcionamento do estabelecimento, seus
serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.
Administração Hospitalar: Gerenciar hospitais,
prontos-socorros e empresas de convênio médico ou seguro-saúde.
Administração de Produção: Supervisionar o processo
produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da matéria-prima à
qualidade e distribuição do produto final.
Administração Pública: Planejar, promover e gerenciar
instituições públicas.
Administração de Recursos Humanos: Cuidar das relações entre
funcionários e empresa, coordenando a seleção e a admissão, os planos de
carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento e de
capacitação da mão de obra.
Administração Rural: Dirigir empresas rurais e
agroindustriais, controlando o processo de produção, a distribuição e a
comercialização de produtos.
Administração do Terceiro Setor: Planejar e coordenar as operações de ONGS, gerindo a
captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais,
profissionalizantes ou comunitários.
Auditoria: Acompanhar a análise e os exames de documentos
dos diversos setores de uma empresa ou organização.
Comércio Exterior: Administrar negociações de compra e venda
com empresas do exterior.
Controladoria: Planejar e gerenciar o orçamento de uma
empresa, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna.
Empreendedorismo: Definir as estratégias de criação e
direção de um negócio, avaliando as oportunidades, a concorrência e a gestão de
recursos humanos.
Gestão Ambiental: Planejar e executar projetos para a
preservação do meio ambiente.
Gestão de Qualidade: Otimizar os processos industriais e de
venda ou compra de serviços ou mercadorias.
Logística: Implantar e administrar o fluxo produtivo de uma
empresa, da compra e estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria
nos pontos de venda.
Marketing: Definir as estratégias de atuação de uma empresa,
estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para tende-los
e planejar as vendas.
Peritagem: Elaborar exames periciais em assuntos
relacionados ao dia a dia de uma empresa, como na administração financeira ou
de recursos humanos.
Sistemas de informação: Gerenciar os sistemas de tecnologia
de informação em uma empresa, atualizando seus equipamentos e programas
necessários ao negócio.
FONTE:
<http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/administracao-negocios/administracao-690663.shtml>.
<http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/administracao-negocios/administracao-690663.shtml>.
Nenhum comentário:
Postar um comentário