quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Tipos de Administração

Curso


     Em geral, os dois primeiros anos são ocupados com disciplinas básicas, como matemática, estatística, direito, sociologia, contabilidade e informática. No terceiro começam as matérias específicas, como logística, finanças, marketing e recursos humanos. O dia a dia do curso não se limita às aulas expositivas. 
     O estudante cria e analisa casos fictícios e apresenta seminários. Algumas escolas exigem uma monografa de conclusão de curso, além do estágio supervisionado. Atenção: determinados cursos possuem um enfoque específico, caso de Ciências Imobiliárias, da UFMA; Logística, da Univali; e empreendedorismo da Fainam-SP e UFPR.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Ciên. imob.; empreended.; gestão de empr.; gestão e empreended.; Log.

O que você pode fazer


Administração de Empresas: Cuidar de todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, mercadológicos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado.

Administração Esportiva: Gerenciar times e equipes, promover competições e cuidar do marketing esportivo de uma associação. Em órgãos oficiais, definir políticas para o esporte.

Administração Financeira: Organizar e coordenar as atividades financeiras de um estabelecimento, lidando com patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.

Administração Hoteleira: Gerenciar hotéis, pousadas e parques temáticos. Supervisionar o funcionamento do estabelecimento, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.

Administração Hospitalar: Gerenciar hospitais, prontos-socorros e empresas de convênio médico ou seguro-saúde.

Administração de Produção: Supervisionar o processo produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da matéria-prima à qualidade e distribuição do produto final.

Administração Pública: Planejar, promover e gerenciar instituições públicas.

Administração de Recursos Humanos: Cuidar das relações entre funcionários e empresa, coordenando a seleção e a admissão, os planos de carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão de obra.

Administração Rural: Dirigir empresas rurais e agroindustriais, controlando o processo de produção, a distribuição e a comercialização de produtos.

Administração do Terceiro Setor: Planejar e coordenar as operações de ONGS, gerindo a captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários.

Auditoria: Acompanhar a análise e os exames de documentos dos diversos setores de uma empresa ou organização.

Comércio Exterior: Administrar negociações de compra e venda com empresas do exterior.

Controladoria: Planejar e gerenciar o orçamento de uma empresa, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna.

Empreendedorismo: Definir as estratégias de criação e direção de um negócio, avaliando as oportunidades, a concorrência e a gestão de recursos humanos.

Gestão Ambiental: Planejar e executar projetos para a preservação do meio ambiente.

Gestão de Qualidade: Otimizar os processos industriais e de venda ou compra de serviços ou mercadorias.

Logística: Implantar e administrar o fluxo produtivo de uma empresa, da compra e estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos de venda.

Marketing: Definir as estratégias de atuação de uma empresa, estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para tende-los e planejar as vendas.

Peritagem: Elaborar exames periciais em assuntos relacionados ao dia a dia de uma empresa, como na administração financeira ou de recursos humanos.

Sistemas de informação: Gerenciar os sistemas de tecnologia de informação em uma empresa, atualizando seus equipamentos e programas necessários ao negócio.


FONTE:
<http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/administracao-negocios/administracao-690663.shtml>.

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