quarta-feira, 1 de outubro de 2014

10 Coisas que Você Nunca Deve Fazer em Uma Entrevista de Emprego

     A primeira impressão é muito importante para uma entrevista de emprego. Ela é formada por diversos fatores como o currículo, comportamento e imagem pessoal (roupas e postura). Estar despreparado nesse tipo de circunstância prejudica muito o desempenho de seu processo seletivo, pois abre oportunidade para que a falta de experiência e nervosismo falem mais alto que suas habilidades e competência.

     Para não cair nesta armadilha confira 10 coisas que você não deve fazer em uma entrevista de emprego.

1-    Falar mal do emprego ou do chefe anterior
Mesmo que esteja com raiva da empresa ou do chefe antigo, jamais fale mal deles na entrevista de emprego. Essa atitude é vista com maus olhos por 99,9% dos recrutadores. Falar mal da empresa ou do antigo chefe revela uma postura antiética de sua parte, pois se tratam de segredos e detalhes de um negócio do qual você não faz mais parte.

2-    Ter uma postura corporal ruim
Sua postura corporal é muito importante e é critério de avaliação em muitas empresas, pois pode transmitir a ideia de baixa autoestima e falta de confiança. Sente-se com a coluna reta, controle os movimentos dos braços e mãos e evite cruzar as pernas constantemente.

3-    Evitar o contato visual com o recrutador
O contato visual com as pessoas que você conversa é muito importante. Evitar olhar nos olhos dos outros pode transmitir a ideia de desinteresse ou timidez exagerada, o que são potenciais motivos para desclassificação.

4-    Mentir
Mentir na entrevista é o mesmo que dar corda para se enforcar. Inventar cursos, referências e pequenos sucessos colocam o candidato numa situação vulnerável porque, caso seja contratado, terá de sustentar essa inverdade por muito tempo. E como diz o ditado: mentira tem perna curta, hora ou outra seu deslize será descoberto. Aí o prejuízo será bem maior. Uma vez que seu superior descobrir que você não tem as habilidades destacadas na entrevista, perceberá que seu perfil não atende às necessidades da empresa, e mais, que errou ao apostar em sua seleção.

5-    Aperto de mão desleixado
Quando cumprimentar as pessoas na empresa dê um aperto de mão firme e confiante. Isso demonstra segurança e autoconfiança. Não se esqueça de sorrir e fazer contato visual.

6-    Roupas inapropriadas
Mesmo se a empresa estiver inserida em uma atmosfera casual é importante que você siga a norma padrão de roupas profissionais. Isso não quer dizer que é necessário ir de terno e gravata, mas você deve evitar jeans, bonés, camisetas, bermudas, roupas muito apertadas (demonstra vulgaridade) ou largas demais (demonstra desleixo), estampas chamativas e acessórios exagerados. 

7-    Perguntar o horário
Fazendo isso você irá transmitir a impressão de que está com pressa e quer ir embora o quanto antes.

8-    Cuidado com o vocabulário 
É muito importante ser educado, logo de cara já deixará uma boa impressão, nunca se esqueça de dizer as “palavrinhas mágicas”, tais como: por favor, obrigado, com licença, entre outros. Evite usar gírias, o linguajar é um detalhe importante, dependendo das expressões utilizadas, o discurso demonstra certa imaturidade do candidato. O ideal é responder as perguntas com calma, ter tempo para pensar e expor suas ideias com tranquilidade. Este, aliás, é outro problema grave de muitos discursos.

9-    Ter maus hábitos
Não fique mexendo no cabelo, tocando o rosto, balançando as pernas ou até mesmo mascando chiclete, pode desviar a atenção do recrutador ou pior ainda, ser chamado a atenção.

10-    Não saber nada sobre a empresa ou o setor
É muito comum que os candidatos partam para a entrevista de emprego sem saber sobre a empresa em questão ou sobre o setor em que ela está inserida, quando na verdade, ele deveria estar munido do maior número de informações possível. Se a empresa de recrutamento não divulgar qual é a companhia que está em busca de candidatos, ela deverá, ao menos, informar sobre o setor. O conhecimento nunca é demais.



FONTES:
<http://acidezmental.xpg.uol.com.br/10errosemprego.html> <http://www.trabalhando.com/conteudo/noticia/9526/20-coisas-que-voce-nao-pode-fazer-em-uma-entrevista-de-emprego.html> <http://www.rhlink.com.br/noticias/16-coisas-que-voce-nunca-deve-fazer-em-uma-entrevista-de-emprego/>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário