Se o ditado “a primeira impressão é a que
fica” é realmente verdadeiro, elaborar um currículo detalhado e objetivo é
essencial para garantir que quem o leia queira entrevistar e considerar o
profissional retratado em um processo de seleção. Ferramenta fundamental de
inserção profissional, o currículo deve ser encarado pelo candidato a novas
vagas de duas formas: como uma peça de marketing pessoal e um roteiro bem
construído.
“Currículos com erros de português,
clichês ou estrutura de texto não apropriada só comprometem o candidato. Já um
roteiro claro e lógico colabora para que o profissional conquiste espaço e seja
chamado para uma entrevista”, explica Selma Fredo, consultora da DBM, empresa
de gestão de recursos humanos.
No quesito estilo, o currículo deve ter
texto direto, claro e sem rodeios. Deve-se prezar pela elegância de
vocabulário, com frases curtas e objetivas. As qualificações, por sua vez,
devem ser listadas de acordo com parâmetros coesos, ligados à relevância, assim
como as realizações do profissional. “A parametrização de informações é a
principal dica de estilo para a redação de um currículo. Será muito mais fácil
ao profissional lembrar-se dos detalhes do currículo quando já estiver numa
entrevista”, afirma Selma. Segundo ela, uma estratégia bastante utilizada e
bem-sucedida é organizar as realizações implementadas em uma empresa por ordem
de importância, adotando o mesmo padrão para todas as demais companhias citadas
no documento. “Desta forma, o profissional facilitará o entendimento do seu currículo,
que, além de mais lógico, despertará o interesse do leitor”, diz Selma.
Entre os cuidados que devem ser tomados no
momento de elaboração do currículo, os principais são evitar linguagem
repetitiva e não usar demasiadamente terminologias em outros idiomas ou
palavras extremamente técnicas, o que dispersa a atenção do leitor. É
importante também evitar o uso do mesmo verbo de ação em muitas frases, assim
como rebuscar o texto.
De acordo com a consultora da DBM deve-se
ter muito cuidado também com o uso abusivo da primeira pessoa do singular, o
que pode para algumas pessoas, indicar falta de espírito de equipe. “Valorize
apenas as próprias realizações e competências para evitar interpretações como
esta”, diz Selma. “E, apenas para lembrar, não afirme a existência de uma
competência que, no momento de uma eventual checagem, pode ser facilmente
questionada”.
Currículos
por e-mail
Nos casos em que os currículos são
enviados por e-mail, é interessante acrescentar no corpo da mensagem uma carta
de apresentação que explicite ao interlocutor as razões do interesse pela
empresa que está sendo contatada e que traga uma brevíssima síntese de suas
qualificações e realizações. “Desta maneira, fica claro o interesse, cuidado e
consideração do profissional pelas empresas prospectadas”, diz Selma.
Em relação ao estilo e linguagem de
textos enviados por e-mail ou impressos, Selma explica que não podem existir
diferenças entre os dois. “Não se deve redigir inúmeras versões de um currículo
pensando na adequação de perfil à empresa ” A “,” B “ou” C “, ou ao meio de
comunicação” X “ou” Y “, afinal, a qualificação de um profissional se mantém
independentemente da empresa e do meio, já que se alinha ao objetivo indicado
no currículo”.
Outra dica essencial é não experimentar
demais no momento de elaboração do documento. “Orientamos sempre o profissional
a redigir seu currículo usando recursos com os quais têm intimidade e com os
quais se sinta identificado. De nada adianta adotar um modelo, seja na forma ou
no conteúdo, que deu certo com alguém achando que, dará certo com todos”,
finaliza.
FONTE:
<http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/curriculo/elaborar/270409-curriculo_essencial.shtm>.
<http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/curriculo/elaborar/270409-curriculo_essencial.shtm>.
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